DEUS E A ESCRAVIDÃO!



Resultado de imagem para escravidão no egitoComentários: Já é errado Deus permitir ter escravos... Mais errado ainda é permitir que os escravos fossem agredidos fisicamente e até a morte. Deus ainda diz que o escravo é uma propriedade... O escravo não é uma pessoa digna de ser livre? Digna de ser respeitada? Digna de ser amada? Que ABSURDO! Mas ai, você religioso vai dizer que hoje em dia não é mais assim: Ah tá, então as leis de Deus mudaram... Mas as leis de Deus não são perfeitas e imutáveis? Então por que é que hoje em dia não é mais assim? Como que uma lei imutável mudou? Por que é que essa lei perfeita mudou? No entender de qualquer pessoa normal, isso nunca deveria ter sido assim... Um Deus de amor nunca teria permitido tais atitudes de um ser humano para com outro (um Deus verdadeiro jamais iria permitir escravidão e muito menos a agressão de escravos). Afinal de contas, nós não somos todos irmãos e iguais perante o Deus?

Mas as leis de Deus não são perfeitas e imutáveis? Então por que é que hoje em dia não é mais assim? Como que uma lei imutável mudou? Por que é que essa lei perfeita mudou?

Resposta JF
Resultado de imagem para escravidão no egitoA primeira coisa a fazer é separar estatutos que são temporários e adaptados a uma situação, e as leis que podem ser definitivas independentes da situação. A partir daí, vamos às respostas.
Resumidamente:
a) MandamentosOrdens Divinas Irrevogáveis, as quais não podem ser alteradas.

b) Estatuto: Regras Estabelecidas para uma ocasião ou situação, com sujeito a mudanças, podendo ser anulada e/ou modificada em qualquer ocasião ou situação.

                           Os Estatutos acerca dos escravos atendiam as necessidades de Normas para o povo de Deus, naquela ocasião, onde as Leis dos Homens, e a situação das comunidades daquela época exigiam. Isso não queria dizer que Deus estivesse de acordo com a escravidão.

Segunda coisa a fazer é definir o que é Lei e que é Estatuto, você deve também observar os costumes do povo na ocasião citada pela Bíblia.
Naquele tempo era comum nas casas de família haver um servo, como hoje se ver nas casas uma secretária do lar (empregada doméstica muda só o nome). Deus estabelece “estatutos temporários” e não Leis eternas. 
  
Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu. Êxodo 21:20,21

Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado... Isso demonstra que Deus é contra violência contra o servo/ escravo. O senhor deveria ser castigado.
Em caso de sobrevivência indica que o Senhor do servo não tinha a intenção de matar, seria homicídio culposo.
Os Estatutos atendiam as normais locais, e impediam abusos dos senhores e escravos.

Em nosso artigo postado em nosso blog vc vai ver Normas estabelecidas em favor dos escravos, pois você ou ignorou ou está a fim de distorcer.
Cito algumas do blog
 Saiba- se que o Povo hebreu vivia cercado por povos ímpios, que adotava um Sistema de Escravidão.


Vamos dá ênfase aos Direitos assegurados:

a) Direito a Família

Chegou com a família, voltava com a família, não era permitido ao seu senhor segurar a família segurando um membro da família. Se constituir família na casa de seu senhor poderia decidir se permaneceria com a família ou se queria partir livre.

b) Casamento da Escrava

SE o filho do Senhor casa-se com a escrava ela passaria a ter o Direito a Herança do seu senhor, deixando de ser escrava.

d) Divórcio da Escrava

Seus direitos eram assegurados, mesmo depois de um divórcio.

e) Filha de hebreu não poderia ser vendida como escravo aos Estrangeiros.

Obs.: Vale salientar que a função de um escravo às vezes era bem mais elevada e cheia de regalias do que muitos homens de seu tem. Vale ainda salientar que o termo "escravo" é muito generalizado, podendo até mesmo indicar funcionário do Estado. 


http://pastorjefersonfabianocomenta.blogspot.com.br/2012/09/escravidao-estatuto-ou-mandamento-da-lei.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE JESUS NÃO ESCOLHEU APOSTOLAS OU DISCÍPULAS?

Papa Francisco nega a existência do Inferno

As Confusões do Gregorute - Parte 1