POR QUE JESUS NÃO ESCOLHEU APOSTOLAS OU DISCÍPULAS?

Graça e Paz a todos ! 


1) Por que Jesus não escolheu Discípulas? 

Na multidão havia homens e mulheres, todos estavam ali ouvindo e aprendendo a palavra de Deus. 
Homens e Mulheres eram alunos, discípulos de Cristo. 

Entre os Discípulos 12 foram escolhidos para o apostolado.


   
Resultado de imagem para apostola de jesusPrimeiro a pergunta acima está errada, pois Discípulas Jesus possuía muitas, entre elas Maria Madalena, Joana entre outras. 

 Discípulo
substantivo masculino
  1. 1.
    quem estuda; aluno.
  2. 2.
    aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos.(FONTE: GOOGLE) 

E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:Mateus 15:10
E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. Lucas 19:39
E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Marcos 7:14
E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Lucas 8:4
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.Marcos 3:32
Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Lucas 14:25

2) Por que Jesus não escolheu Apostolas? 

Apostolo = Palavra grega απόστολος, deriva do verbo comum, apostéllo, que significa simplesmente “enviar (ou despachar)” "Mensageiro". (Mt 10:5; Mr 11:3).
Geralmente o Apostolo possuía todos os Dons Espirituais e contava com uma experiencia pessoal com Cristo. Era escolhido pela pessoa do Espírito Santo. 
Naquele tempo a situação era bem diferente da situação de hoje, a maioria das cidades não possuíam iluminação pública, exercer a fé Cristã era uma condição de risco assumida, para começar imperadores romanos e lideres religiosos Fariseus, Saduceus entre outros perseguiam os cristãos. Até hoje em alguns países é extremamente perigoso ser cristão correndo o risco de morte. 
Mas aqui no Ocidente na maioria dos países há liberdade para todos professarem sua fé no Cristianismo sem represália. O que permite acessibilidade as mulheres a exercer funções que naquele tempo eram excessivamente perigosa. 
E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
E matou à espada Tiago (Apostolo), irmão de João.
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Atos 12:1-4
Proclamar uma mulher apostola, era expor a mesma ao perigo de morte. Somente o fato de se identificar como cristã já era assumir uma situação de risco para si mesmo e sua casa. 
   Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.


POR QUE JESUS NÃO ESCOLHEU APOSTOLAS?

a) Evitar Escândalos

Agora, falta tato em muitos que fazem essa pergunta, como poderia Jesus ir para os Montes á noite orar com 11 homens e uma mulher? O que diriam dessa mulher? O que diriam de Jesus? 
Imagine uma mulher com Jesus e demais apóstolos em vigílias noturnas, o que pensariam o povo acerca de Jesus? Dos Discípulos ? Desta Mulher? Aceitariam hoje a mesma como apostola? Ou amante? Ou ainda meretriz?

Comentários

  1. meu irmãõ nãõ quero desde ja ressaltar,que nãõ sou machista,gostaria de saber,porque em Atos dos APóstolos faram escolhidos e consagrados homens cheios de poder,fé,sabedoria e cheios do ESPÍRITO SANTO E NÃÕ AS MULHERES.
    O IRMÃÕ TAMBÉM DISSE QUE A MULHER NAO PODE ENSINA O MARIDO,OU EXERCE AUTORIDADE SOBRE ELE,SE UMA MULHER QUE É CASADA FOR CONSAGRADA A PASTORA E SEU MARIDO NAO,ISSO NAO VAI ESTA INDO CONTRA O QUE A PALAVRA DE DEUS ENSINA,JA QUE ELA VAI ESTA USANDO DE AUTORIDADE NAO SO PERANTE A IGREJA MAIS TAMBEM SOBRE SEU PROPIO MARIDO.
    GOSTARIA QUE O IRMAO ME TIRASSE ESSA DÚVIDA POR GENTILEZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
      E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
      Apocalipse 1:5,6

      Papel da Mulher No lar e Na Igreja

      No lar tem que ser submissa ao marido, mas tem que procurar a agradar a Deus e ao marido.


      Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 1 Coríntios 7:34

      Na Igreja, Cristo é Cabeça

      A Mulher tem que ser submissa a Cristo, mas sempre que estiver com duvidas perguntar primeiro ao marido.

      Como pastora ela tem que apascentar a todos, inclusive ao marido.

      Mas sempre respeitando cada uma das ovelhas a começar do marido.

      Excluir
  2. Amigo! Ao ler sua opinião ressaltada aqui no blog, não pude deixar de notar que você disse que seria ruim a imagem dos apóstolos que houvesse uma mulher entre os 11 apóstolos. Porém, veio-me a dúvida: Por que então não foram 6 apóstolos homens e 6 mulheres? E por que a mulher casada precisa ser submissa ao marido ? Quer dizer que os homens não podem cumprir com as mesmas obrigações das mulheres? Seriam eles superiores ? A Bíblia ( OU DEUS) é machista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sei que não sou quem escreveu a postagem e tal, mas 6 homens e 6 mulheres ainda poderia denotar que haveria relação sexual entre eles e elas... Acredito que seria esta a razão. Em nenhum momento a Bíblia mostra os homens como superiores às mulheres para Deus, apenas que naquela cultura machista isso era o costume. Submissão é um caso mais complicado ao meu ver, não é como se a mulher tivesse que acatar a tudo o que o marido diz, mas pensando que no trecho que fala de submissão diz que o homem deve ser como Cristo foi pra igreja e que o próprio Cristo fala que o MAIOR é o que SERVE, a coisa fica muito diferente ao se entender o que é liderança no cristianismo... Deus não é machista nem a Bíblia, mas o contexto em que a mesma foi escrita possuía muito machismo. Entretanto Deus levantou JuízAs como Débora, ProfetizAs como Hulda, e vê-se mulheres de atitude como a sunamita que acolhe Eliseu (livro de II Reis capítulo 4), Noemi e Rute... Enfim, acho que é isso.

      Excluir
    2. Achei interessantíssima sua resposta! Obrigado por contribuir para a compreensão dos fatos bíblicos e sanar questões tão polêmicas quanto essa.

      Excluir
    3. A bíblia ou Deus é machista? Amigo até para opinar em determinado assunto temos que ter vigilância se referindo a Deus. Não entendeu algo na bíblia continue meditar nela até que o espírito santo traga a revelação nas tuas dúvidas!!! Graça e paz!!!

      Excluir
    4. Lin Marx muito boa sua resposta!
      A bíblia foi escrita em uma comunidade machista e Jesus veio pra quebra está regra!

      Excluir
  3. Gente para de querer mudar a bíblia por isso as igrejas hoje estam uma devadencde, todos tem sua importância na obra de Deus, mas o homem é cabeça no lar e Cristo cabeça na Igreja e se Jesus falou que as mulheres ficassem caladas na igreja acabou .. ela pode louvar, orar, etc. Na verdade os homens estão virando uns frouxos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus falou que as mulheres ficassem caladas na igreja acabou .. ela pode louvar, orar, etc

      Não!

      Se eu interpretar desse modo, ele tem que ficar literalmente caladinha.

      Excluir
    2. Foi por está razão que Deus usou Débora,porque o homem se acorvadou! E hj não está diferente!

      Excluir
  4. O pior cego é aquele que não quer enxergar! Agora, semelhante a lei, cada um viva conforme o que achar melhor, porém, saibam apenas que o que for semeado, isso certamente será ceifado!

    ResponderExcluir
  5. Porque o machismo predominava.
    Afinal, estavam saindo da fase de selvagem e iniciando na fase da civilização, haviam muitos resquícios de selvageria e machismo.
    Agora, de 1935 para cá, com o início da fase racional, passarão a não admitir tanto atraso e as mulheres começaram a ser respeitadas pela nova fase da natureza, a fase racional, desenvolvendo o raciocínio de toda a humanidade. Leia mais nós livros UNIVERSO EM DESENCANTO.

    ResponderExcluir
  6. Bom,jesus,sabia,que estava fazendo quando escolheu ,11apostolos,enfim,acho que tinha que ser assim...

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro o Amor de Jesus, que foi além da Lei, que me permitiu ungí-lo e dar-lhe de comer, que olhou para mim na cruz, que apareceu-me primeiro após a ressurreição... Deixo o machismo dos homens com os próprios. Eu me deleito no Poder do Espírito Santo que habita em mim. Se Jesus não me chamou para o Apostolado, é porque Ele sabia que a minha FÉ não precisaria tocar em suas feridas.

    ResponderExcluir
  8. E desde quando homem deve arriscar a vida para levar a palavra e a mulher não deve arriscar? Essa justificativa de não ter apostola mulher não cola. E a justificativa de que se tivesse mulher entre os apostulos eles iam cair na sexo ou o povo ia acusá-los de sexo....essa faz menos sentido ainda. Ou seja, o motivo de jesus não ter mulher entre os apóstulos ainda é um mistério.

    ResponderExcluir
  9. A única explicação coerente é; as mulheres não foram escolhidas porque naquela época os chamados dos apóstolos era diariamente levar a palavra do Senhor, em tempo e fora de tempo (como ainda é hoje) e as mulheres tinha seu ciclo menstrual e isso as atrapalhariam na caminhada . Naquele tempo não tinha os recursos que temos hoje( absorvente, anticoncepcional e outros) Era tudo mais difícil para mulher. Hoje Deus deu sabedoria aos homens para criar coisas que facilitou e muito a vida das mulheres. E Deus está chamando para concluir a missão que Jesus designou para aqueles que se encontram disponível, seja homem seja mulher. Deus está a procura dos verdadeiros adoradores, aqueles que o adoram em espírito e em verdade

    ResponderExcluir
  10. Sinto muito, mas vc está totalmente errado, s3mpre na base do achismo. Mulher não pode ser pastora ou lider e a explicação para isso é curta e direta, leia 1 Timóteo 2:12-14 A maioria das pessoas são analfabetos bíblicos e cai na conversa fiada desses pastores mercenários..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente resposta, de longe a mais esclarecedora. Obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Comentário "Anonimo" não será publicado, e muito menos com linguagem imprópria.

Postagens mais visitadas deste blog

Papa Francisco nega a existência do Inferno

As Confusões do Gregorute - Parte 1