ALESSANDRO GREGORUTE E AS DIFERENÇAS ENTRE A LEI E O ANTIGO TESTAMENTO

Alessandro Gregorute, o Antigo Testamento e a Lei.(Parte 3)  

I - Alessandro Gregorute
II – Antigo Testamento
III – A Lei de Moisés

I – Alessandro Gregorute

 Alessandro Gregorute, casado, residente em Ribeirão Preto, fundador da denominação “Está Obra é do senhor”, com formação primária (4ª série, segundo ele mesmo diz) Proclama-se como “Apostolo”, não possui nenhuma formação teológica, por considerar que a teologia é coisa dos homens e do diabo, porém, gosta de usar esboços de Bíblia de Estudo Teológico para pregar no rádio e na igreja... Resumo não gosta de estudar nada, se baseia em emoções e em seus próprios delírios, acha que tudo que passa em sua cabeça é revelação divina, quando verdadeiramente não é. Segundo ele mesmo diz em testemunho, estudou a Bíblia um ano e meio, o que é extremamente pouco e raso, para qualquer estudante da Bíblia. E dai em diante se sentiu capaz de interpretar a Bíblia com ajuda de Deus, que lhe revelou que tudo ou quase tudo que ele aprendeu estava errado (aprendeu o quê?), agora ele tem entendimento da bíblia.  

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação 2 Pedro 1: 20

             Trata-se de um pregador empolgado, neófito, que passa ensinos bíblicos errôneos baseados em suas próprias concepções, confundindo constantemente o falar de Deus com seus pensamentos. Não acredito que seja intenção do mesmo usar de engano com a Igreja, mas, passa heresias sem ter consciência e conhecimento que aquilo que prega seja uma heresia. Parece-me zeloso em relação aos usos e costumes, prega muitas vezes em conformidade com a Bíblia, mas erra de modo grosseiro acerca dos seguintes pontos:

a)  Não consegue separar o Antigo Testamento da Lei (Lc. 22: 44).
b)  Não sabe o que de fato significa: Lei de Moisés e nem Antigo Testamento (Rm. 1:2/ Lc. 22: 44).  
c)  Não admite o cargo de Pastora, o Ministério Feminino é discriminado. 1ª Co. 14:1). O “Ide” de Jesus para expulsar demônios, curar os enfermos, pregar o evangelho, em nome de Jesus é missão de Homens e Mulheres. (Mc. 16: 15-18) Deus ainda levanta Profetisas, e porque não pastoras? (Lc. 2: 36/ Jz. 4:4)
d)  Não concorda que Cristãos prestem serviço militar, ou seja, advogado, secretária, Policial, vigilante, politico... / Sl. 121:3) Esquece que Jesus é nosso Advogado (1ª Co. 2:1) e Deus é o SENHOR dos Exércitos (Zc. 8:1).
e)  Não acredita que Deus opera os milagres que ocorrem nas Igrejas neo pentecostais: IURD, Igreja do Poder de Deus, Igreja Inter. Da Graça (...). Com isso Blasfema contra o Espírito Santo. (Mc. 9: 38-40)

E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
Porque quem não é contra nós, é por nós.


f)   Não concorda que Deus ainda admita que seu povo faça votos e campanhas nas Igrejas; Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb. 13: 8), Deus não muda.
g)  Não é favor das Riquezas e sim da antiga tese que Cristão genuíno tem que ser pobre para servir a Deus; Prega que a Riqueza leva para o Inferno, mas não abre de sua riqueza. (Leia a Postagem: “Deus que seja Povo seja Pobre ou Rico?”). (1ª Co. 8: 9/ Mc. 10: 30)
h)  Não gosta de Estudo teológico, sendo para toda regra há exceção, pois, existe a Teologia Humana, Teologia Diabólica e a Teologia Divina Provinda de Deus; (Leia o Postagem: Alessandro Gregorute e a Teologia) João 5: 39/ Rm. 1: 2/ Rm. 15: 4.
i)   Chega ao terrível ponto de confundir o Néscio com o Sábio
j)   Não aceita o Antigo Testamento como ponto Doutrinário, apenas o Novo Testamento, pois, segundo Gregorute todo o Velho Testamento é assim entra em conflito com os Ensinos do Verdadeiro Apostolo, cito Paulo, que diz:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 03:16

                         Lembre-se Cristo venceu o Diabo recitando o Antigo Testamento, você também vencerá em Cristo anunciando a Bíblia por completo. (Mt. 4:1-12)   

II – Antigo Testamento

             O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia Cristã, e engloba o total da Bíblia Hebraica. Originalmente está escrito em hebraico ou aramaico. Junto com o Novo Testamento, ele forma a Bíblia, livro sagrado do Cristianismo. Os judeus, descendentes da tribo de Israel, têm sua história narrada no Antigo Testamento entre 1800 e 500 A.C.
Foi concluído cerca de 400 anos antes de Cristo iniciar seu Ministério terreno proclamando o Evangelho; O A.T. possui 39 livros, o Antigo Testamento é fruto do Espírito Santo que por meio de aproximadamente 30 autores de diferentes épocas e lugares, trouxe devidas explicações sobre a Origem dos Céus e da Terra, origem da Vida, origem da Humanidade, Origem dos povos (mais especificamente Israel), Origens das Leis de Deus e dos Homens, além de apresentar e testemunhar os Grandes feitos do Deus Todo Poderoso. Cristo dividiu o Antigo Testamento em três partes:

a)        Lei de Moisés (Pentateuco: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio)
b)        Profetas (Josué até Malaquias: com exceção os Livros Poéticos)
c)         Salmos (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão)
Disse Jesus: “São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos”. Lucas 24: 44.
             Nem Cristo e nem seus Apóstolos confundiram o Velho Testamento com a Lei de Moisés, e também não ensinaram que o Velho Testamento é de todo a Lei.
             Este equívoco doutrinário de Alessandro Gregorute tem causando grande confusão entre membros de igrejas. Mas vale salientar que este erro grosseiro também é cometido por algumas igrejas tradicionais, cito como um exemplo a Congregação Cristã do Brasil. 
    AS Palavras de Deus emitida no Antigo Testamento não passará.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus 24: 34-36
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13: 8

III – A Lei de Moisés

Transmitida por Deus no Monte Sinai a seu servo Moisés, que se inicia em Êxodo 20, engloba Levíticos e Números, e, repete-se em Deuteronômio. São 613 mandamentos, onde se resume em 10, todavia no Novo Testamente é abreviado em apenas 02 mandamentos:

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22: 36-40

Podemos dividir a mensagem do Antigo Testamento assim:

a)    Antes da Lei:

Gênesis é Onde está a Origem de Todas as coisas antes da Lei, lá não existia Lei contra o casamento de Irmão com irmã (caso dos filhos e filhas de Adão e Eva que se casaram entre si) Não havia lei contra a Relação Sexual entre pais e filhas (Ló e suas filhas) Nora e Sogro (Judá e Tamar) nem casamentos entre meio irmão e meia irmã, cito Abraão e Sara. Estes nunca foram em nem vão ser condenados por tais coisas, pois a Lei em seu tempo não existia. Todos os personagens do Gênesis que andaram com Deus Foram salvos pela Graça da Fé (Hebreus 11)
     
b)    Durante a Lei: Êxodo até Deuteronômio

Apresentação da Lei a todo o seu povo que deveria ser passada de geração a geração, para que seu povo lhe servisse, lhe agradasse e prosperasse em todos os seus caminhos dirigidos por Deus. Eram 613 mandamentos que traziam vida, prosperidade e salvação se cumpridos. E ao mesmo tempo trazia morte, miséria e condenação se não cumpridos. (Deuteronômio 28)

c)  Após a Lei; Josué até Malaquias, pode se incluir o Novo Testamento.

Surge um Novo Tempo para o Povo de Israel, após a Lei, esse novo Tempo foi iniciado pelos homens, permitido por Deus, mas sem seu aval, onde nesse Novo Tempo, Homens e mulheres viviam segundo os olhos, e não, segundo a Lei, isso começou a ocorrer a partir dos Juízes, após a morte de Josué.  

Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. Juízes 17:6
             E Deus por suas levantava seus profetas para convidar o seu povo para seus caminhos.
Jr. 7: 13 Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes...

IV- Algumas Diferenças entre Antigo Testamento e a Lei de Moisés de A –Z

Vou abreviar Antigo Testamento pela Sigla A. T.
a)    A.T. Explica a Origem dos Céus, da Terra e de todas as coisas, Lei não. 
b)    A.T. Explica o Começo do Mundo, a Lei não;
c)    A.T. Explica a Origem da Vida, a Lei não;
d)    A.T. Explica a Origem da Humanidade, a Lei não;
e)    A.T. Explica a Origem do Pecado, a Lei não;
f)     A.T. Explica a Origem do Mal, a Lei não;
g)    A.T. Explica a Origem da Fé, a Lei não;
h)    A.T. Explica a História de Adão e Eva, Abel, Enoque, Noé (...) a Lei não;
i)     A.T. Explica a História de Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi (...) a Lei não;
j)     A.T. Explica a Origem das Profissões, a Lei não;
k)    A.T. Explica a Origem das Músicas e Ferramentas, a Lei não;
l)     A.T. Explica as Vitórias e Derrotas do Povo de Israel, a Lei não;
m)  A.T. Explica a História dos Juízes de Israel, a Lei não;
n)    A.T. Explica a História dos Reis de Israel e Judá, a Lei não;
o)    A.T. Explica a Origem dos Povos e Nações, tribos e Línguas, a Lei não;
p)    A.T. Explica detalhes do Cativeiro, a Lei Não;
q)    A.T. Explica a História de Moisés, a Lei não;
r)     A.T. Explica a Lei, a Lei não explica o Antigo Testamento;
s)    A.T. Explica e Contem Parábolas e Ilustrações, a Lei, não;
t)     A.T. Contêm a Lei, mas a Lei não contém o Antigo Testamento;
u)    A.T. Contêm Poesias, Cânticos, Proverbio, a Lei não;
v)    A.T. Contêm Conselhos dos Sábios, a Lei não;
w)   A.T. Contêm Profecias acerca do Fim dos Tempos, a Lei não;
x)    A.T. Contêm Profecias Messiânicas, o a Lei não;
y)    A.T. Contêm o Passado, Presente e o Futuro de Todas as coisas, a Lei não;

z)    A.T. Explica e Apresenta o Evangelho de Cristo antes dele vir ao mundo em carne, a Lei Não.  

Comentários

  1. Porq vc nâo se indentifica e fala entâo de onde vc é nem mostra onde é seu endereço de comgregaçâo para que as vidas vâo até teu local d pregaçâo para que vc esclareça o q realmente devemos segiur ou nâo sabendo vc que se vc nâo anunciar o evangélio pode ser condenado ao inferno........me responde no meu email....renatoblzpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me identifico, vc não leu o noe do autor do Artigo, quanta falta de atenção.

      rs!

      Excluir
  2. Entendi a Bíblia completamente como o Líder citado,Alexandro,apenas discordo em três ou quatro assuntos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentário "Anonimo" não será publicado, e muito menos com linguagem imprópria.

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE JESUS NÃO ESCOLHEU APOSTOLAS OU DISCÍPULAS?

ESPOSA DE CAIM NA TERRA DE NODE E SEUS ENIGMAS

As Confusões do Gregorute - Parte 1