Sudário de Turim é uma Farsa?

  

  
 O Santo Sudário é o suposto lençol que envolveu o corpo do Senhor Jesus, quando o corpo foi tirado da cruz, quando um nobre senador, chamado José de Arimatéa  que ousadamente pediu o corpo de Jesus a Pôncio Pilatos, para colocá-lo no sepulcro.                      
  A Mortalha que supostamente envolveu o corpo de Cristo Essa se encontra numa Capela de Turim, na Itália, guardada dentro de um cofre, está ali há 435 anos. Esse Manto é conhecido como “Santo Sudário” ou “Sudário de Turim”.           

  
                                    Esse tecido mede cerca de 4,40 x 1,40, quando se Examina as Escrituras Sagradas, tiram-se algumas conclusões contundentes que coloca em xeque a autenticidade do Sudário, algumas serão descritas abaixo:

       I.      As Marcas das Cruz estavam nas Mãos ou nos Pulsos?
    II.      As Escrituras falam de manto ou Lençóis?
 III.      As Amostras de Tecido
  IV.      As amostras enviadas para o Carbono 14
     V.      As Analises de Pólen
  VI.      As Provas dos Evangelhos   


      I.      As Marcas das Cruz estavam nas Mãos ou nos Pulsos?

E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. Zacarias 13:6
     A Profecia Messiânica é clara, as marcas do Messias seriam nas mãos. Nas Filipinas em rituais pagãos, pessoas se submetem a serem crucificadas, e os pregos são cravados nas mãos, e ficam horas crucificados, a fim de alcançar perdão por seus pecados.
    Então cai por terra a tese de que se uma pessoa for crucificada nas mãos, ela se rasgaria não comportando ao peso do corpo. Daí haveria necessidade dos pregos serem pregados nos “pulsos” ao invés das mãos. Tais defensores da idéia de que os cravos foram pregados nos pulsos, ignoram pelo menos três fatos:

Imagem negativa, ferida do cravo no pulso 

a) Há um consenso nas Escrituras tanto no Novo Testamento como no Velho Testamento que os cravos da Cruz foram pregados nas mãos e não nos pulsos

b) Quando o Senhor Jesus foi pregado na cruz, o peso do corpo não ficou concentrado nas mãos, mas dividido entre as mãos e os pés

c) Nenhum texto sagrado aponta para os pulsos de Jesus como local onde os pregos foram cravados.

                                    Diante vários fatos que só foram citados três, conclui-se que o Homem com cerca de 1,80 metro do Sudário de Turim, o qual tem as feridas supostamente da cruz nos pulsos, não corresponde ao Cristo Jesus da Bíblia.
                               Tomé foi convencido da Ressurreição de Cristo ao tocar nas chagas das mãos e na altura da costela de Jesus, onde a lança do soldado perfurou para verificar se Cristo estava ainda vivo ou não.

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes:
Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio,
e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. João 20:25-27



   II.      As Escrituras falam de Manto ou Lençóis?

   O Debate em cima do Sudário de Turim é em vão e inútil, o texto sagrado desmonta qualquer hipótese de que o corpo de Jesus foi envolvido num “manto”. Todavia, a Sagrada Escritura nos revela que o Corpo de Jesus foi envolvido em “lençóis”, ou seja, mais de um lençol.
   O Senador José de Arimatéa comprou um lençol de pano de fino, mas esse “ lençol” não foi o suficiente para envolver todo o corpo de Cristo, na mesma hora os discípulos providenciaram mais um lençol.

“Chegou José de Arimatéa  senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.
E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido.
E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José;
O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.” 
(Mc. 15: 43-47)

                              Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro. 
João 19:39-40

                              Diante do exposto havia necessidade de dois lençóis para cobrir todo o corpo de Jesus, quanto o Sudário de Turim ele mede cerca de 4,40 metros de comprimento por cerca de 1,20 metro de largura, o que é mais do que o suficiente para cobrir todo o corpo de Jesus, dispensando assim um segundo lençol.
                              Sendo o corpo de Jesus coberto por pelo menos dois lençóis, seria impossível obter o corpo inteiro de Jesus em só lençol. Não é o caso do Sudário de Turim, que possui a imagem completa do corpo de um homem.
                                    Outra coisa o tecido do lençol doado pelo senador de José de Arimatéa era fino, não era grosso como o Sudário de Turim.


III.      As Amostras do Tecido de Turim

 Com base no texto sagrado o lençol era feito de um pano fino, jamais resistiria a quase dois milênios, afinal, além do Sudário de Turim há outro pano com tanto tempo?
    A Trama do Sudário de Turim é conhecida como “espinha de peixe”, típica de mortalhas romanas.  Como o corpo de Jesus foi envolvido em lençóis produzidos por judeus, como seria possível a trama conhecida como “Espinha de peixe”? Ela teria que atender ao modelo de costura judaica e não romana. Ou seja, a costura do Sudário de Turim, não corresponde as costuras judaicas daquela época, a trama do Sudário de Turim deveria ser a trama judaica de Tafetá ao invés de espinha de peixe.


IV.      As Amostras enviadas para o Exame de carbono 14

                           Em 1988 com o aval do papa João Paulo II, um grupo de cientistas das Universidades de Oxford (Inglaterra) Zurique (Suíça) e do Arizona (EUA) com amostras consistia em pedaços de panos de 4 milímetro por 30 milímetro para o Exame de Carbono 14, esse recurso é utilizado na Arqueologia para identificar a Idade dos fosseis.
                              O grupo de cientistas ao examinar os tecidos concluiu que o Sudário de Turim datava entre 1.260 e 1390, esses pedaços de tecidos teriam menos de 800 anos.
                              Porém, no Congresso Mundial sobre o Sudário realizado em 2.000, na cidade de Orvieto, o casal Joe Marino, teólogo, e Sue Benford, colocou em descrédito o Exame de Carbono 14, ao afirmar e provar que o pedaço de tecido examinado pelos três laboratórios das Universidades em questão, eram “Remendos”, segundo eles os pedaços do pano original não foram enviadas para o laboratório das Universidades de Oxford, Arizona e Zurique.
                              Assim o Exame de Carbono 14 fica completamente comprometido. Cabem pelo menos 03 perguntas?:

1 - Quais motivos não cortaram parte do tecido original para o Exame de carbono 14?
2 – Quem cortou os tecidos para as três amostras sabia que estava cortando justamente partes dos remendos?
3 – Por que não fazer o Exame de carbono 14 em todo o manto, já que tecnologias modernas não comprometem o tecido?  
                               
* Curiosamente me 1976 o Vaticano permitiu no Stup uma analise de um computador da NASA no manto, esse computador foi o mesmo usado pela NASA em missões para fotografar o relevo de Marte, o VP-8.   
   

    V.      As Analises de Pólen
                   
                             Vale salientar que resquícios de pólen qualquer pessoa pode por intenção ou não espalhar no manto ou em qualquer tecido. Segundo reportagem da revista Veja (Como se ver nesta imagem) havia resquícios de uma planta chamada “espinho-de-cristo” a “paliurus spina-christi mill” , que acredita-se ter sido utilizada para fazer uma coroa de espinhos para Jesus. Os resquícios dessa planta esbarram em pelo menos 02 obstáculos:

a) Porque os Discípulos envolveriam o corpo de Cristo com a coroa de espinhos?
b) Há base nas Escrituras Sagradas de que ele foi crucificado com a coroa de espinho?

                              Os relatos Bíblicos informam que ele foi julgado com a coroa de espinhos, mas não informam se ele foi crucificado com esta coroa dolorosa.

VI.      As Provas dos Evangelhos


                                    Os Evangelhos se comparado com o Sudário de Turim  entram em conflito de varias formas. Ou seja, não há concordância entre o Sudário de Turim e os Evangelhos; veja os conflitos:

a)     As Medidas do Sudário de Turim cerca de 4,40 de comprimento por 1,40 de largura é mais do que o suficiente para cobrir o corpo de um homem de 1,80, sem haver necessidade de mais Lençóis.
O Conflito: Os relatos Bíblicos nos comunicam que mais de um lençol envolveu o corpo de Cristo, impossibilitado a imagem nítida de Jesus em um lençol. Passa ainda a impressão que o lençol doado por José de Arimateia foi insuficiente para cobrir todo o corpo de Jesus, havendo a necessidade de mais um lençol.

Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro. João 19:39-40

b)     Defensores do sudário de Turim alegam que o manto foi guardado pelos discípulos como prova da Ressurreição de Cristo.

                                    O Conflito: Os textos dos Evangelhos informam que os discípulos não levaram nenhum dos lençóis que envolveram o corpo de Jesus, e que a prova era o Cristo vivo e não os tecidos.

Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro,
e viu no chão os lençóis,
E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo,
que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
Porque ainda não sabiam a Escritura,
que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
Tornaram, pois, os discípulos para casa. João 20:5-10

                                    Um pedaço de pano não convenceria a Tomé e aos demais discípulos, até mesmo Maria Madalena; precisava ver o Cristo Ressuscitado para crer.

E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé,
mas não sabia que era Jesus.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste,
dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe:
 Raboni (que quer dizer, Mestre).
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:11-17

c)      A Impossibilidade de uma Imagem no Tecido

                                    O Grupo que acredita no Sudário de Turim levanta a hipótese de que exalado pelo cadáver e o

O desenho de Jesus no manto teria sido feitos a partir de vapores de substancias naturalmente exaladas por um corpo morto misturadas aos aloés, plantas usadas nos rituais judaicos.   

Conflito: O Relato Bíblico informa que Nicodemos doou cerca de 100 arráteis de aloés para o corpo de Cristo.

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.João 19:39

                                                           Era mais do que o suficiente para envolver todo o corpo do senhor Jesus, ora diante do exposto a mistura das substancias exaladas pelo corpo com os aloés formariam borrões, ao invés de linhas nítidas como se ver no Sudário de Turim. Ou seja, o corpo de Jesus estando completamente envolvido de aloés, jamais seria possível ter uma imagem dele no pano, apenas borrões.

                                               Tudo levar crer que de fato o Sudário de Turim é uma farsa, uma obra de excelentes impostores.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE JESUS NÃO ESCOLHEU APOSTOLAS OU DISCÍPULAS?

ESPOSA DE CAIM NA TERRA DE NODE E SEUS ENIGMAS

As Confusões do Gregorute - Parte 1