A Carta de Paulo Explica a Ressurreição ou Reencarnação
I.
A Carta de Paulo explicando a
Ressurreição
1ª Coríntios 15:1 Ora, eu vos lembro, irmãos, o
evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais,
2 pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo
anunciei; se não é que crestes em vão.
3 Porque
primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos
pecados, segundo as Escrituras; 5 que apareceu a Cefas, e depois aos
doze; 6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez,
dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram;
7 depois
apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos;
8 e por
derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo.
9 Pois eu
sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque
persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a
sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles;
todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 11 Então, ou seja
eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. 12 Ora, se prega que
Cristo foi ressuscitado dentre os mortos,
como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?
13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi
ressuscitado. 14 E, se Cristo
não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.15 E assim somos também considerados
como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém,
não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados.
16 Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não
foi ressuscitado. 17 E, se
Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos
pecados.18 Logo, também os que
dormiram em Cristo estão perdidos. 19
Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os
mais dignos de lástima.
20 Mas na
realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos
que dormem. 21 Porque, assim como por um homem veio a morte, também por
um homem veio a ressurreição dos mortos.
22 Pois
como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 23
Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo,
na sua vinda. 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o
Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25
Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de
seus pés. 26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
27 Pois se
lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as
coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou
todas as coisas. 28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então
também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou,
para que Deus seja tudo em todos.
29 De
outra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os
mortos não ressuscitam, por que então se batizam por eles? 30 E por que
nos expomos também nós a perigos a toda hora?
31 Eu vos declaro, irmãos, pela glória que de vós tenho em Cristo Jesus nosso
Senhor, que morro todos os dias. 32 Se, como homem, combati em Éfeso com
as feras, que me aproveita isso? Se os mortos não são ressuscitados, comamos e
bebamos, porque amanhã morreremos.
33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
34 Acordai para a justiça e não pequeis mais; porque alguns ainda
não têm conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos?
E com que qualidade de corpo vêm?
36 Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não
morrer.
37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o
simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.
38 Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve,
e a cada uma das
sementes um corpo próprio.
39 Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens,
outra a carne dos animais, outra a das aves e outra a dos peixes.
40 Também há corpos celestes e corpos terrestres,
mas uma é a
glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41 Uma é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a glória
das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
42 Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em
incorrupção. 43 Semeia-se em
ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em
poder. 44 Semeia-se corpo
animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo
espiritual.
45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se
alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual,
senão o animal; depois o
espiritual.
47 O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é
do céu.
48 Qual o terreno,
tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do
terreno,
traremos também a imagem do celestial.
50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o
reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos
seremos transformados, 52 num
momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a
trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos
transformados.
53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da
incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade,
e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra
que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu
aguilhão?56 O aguilhão da morte
é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graça a Deus que nos dá a vitória
por nosso Senhor Jesus Cristo.
58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre
abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
v
Extraindo o Néctar do Texto: O Contexto
·
1ª
Co. 15: 1 Ora, eu vos
lembro, irmãos, o Evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes... Paulo lembra o Evangelho
anunciado por ele, e o Evangelho anunciado por Paulo Não foi o ‘Evangelho
segundo o Espiritismo, mas sim o Evangelho segundo Mateus, Marcos, Lucas e
João. ’
·
1ª Co. 15: 13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi
ressuscitado. Se admitirmos
Cristo ressuscitado, somos obrigados a admitir que a Ressurreição exista. E se
a ressurreição existe a Reencarnação se torna nula e sem valor.
·
1ª Co. 15: 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e
também é vã a vossa fé. Nesse caso não vale apena pregar o Evangelho para ninguém e a
nossa é inútil, e sem fé não existe obras.
1ª Co. 15: 15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de
Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na
verdade, os mortos não são ressuscitados. E muito menos
reencarnados, negar a ressurreição é negar a verdade e afirmar a mentira.
·
1ª Co. 15: 18 Logo,
também os que dormiram em Cristo estão perdidos... Paulo explica: os cristãos falecidos ‘dormiram em Cristo’, NÃO
FORAM REENCARNADOS, eles não estão por ai baixando aqui ou ali.
·
1ª
Co. 15: 33 Não vos
enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. A Companhia com maus espíritos e com pessoas malignas, vão
corromper nossos bons costumes.
·
1ª Co. 15: 43 Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória.
Enterramos um corpo vergonhoso no qual se cometeu
transgressões. Deus nos garante Ressuscitar num corpo glorioso. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder
(1ª Co. 15: 43) Na
Reencarnação é diferente, corre o risco de morrer num corpo fraco e reencarnar
num corpo mais fraco ainda, portando alguma deficiência física ou mental. Essa
mensagem é totalmente contraria a mensagem de Paulo.
·
1ª Co. 15: 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da
incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mais uma a
mensagem de Paulo entra em conflito com a mensagem da Doutrina Espírita. Porque
a Reencarnação prega; o corpo corruptível se revesti de corruptibilidade de
vida passada.
·
“O
Mesmo acontece com a ressurreição dos mortos: o corpo é semeado corruptível, mas
ressuscita incorruptível; é semeado desprezível, mas ressuscita glorioso; é
semeado na fraqueza, mas ressuscita cheio de força”. (1ª Co. 15: 42,43) A
Explicação de Paulo sobre Ressurreição não deixa sombra de dúvidas, o corpo é
semeado corruptível e ressuscita incorruptível, é semeado desprezível, mas
ressuscita glorioso. Aquele corpo fraco e debilitado é fortalecido e
habilitado, sem mudanças na alma e espírito, o mesmo corpo é restaurado. A
Doutrina da Reencarnação ensina o contrario.
·
...Que a carne e o Sangue não podem receber em
herança o Reino de Deus... A Carne e o sangue estão juntos assim como a alma e
espírito são juntos, Porque a carne luta contra o
Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que
não façais o que quereis. (Gl. 5: 17) A carne guerreia contra o espírito, porque a
carne insiste por instinto a pecar enquanto o espírito nos convida
veementemente a Santidade (Gl 5: 16-20) Jesus nos diz; a carne é fraca mais o
espírito é forte (Mt. 26:41) Por essa razão a carne e o sangue não herdarão o
Reino dos Céus.
·
Nem
todos morreremos... Elias e Enoque não
morreram, logo não ressuscitaram e muito menos reencarnaram, eles foram
transladados para Deus. Elias foi numa carruagem já num corpo transformado (2ª
Rs 2: 11) alguns de nós no arrebatamento seremos transladados vivos com o corpo
transformado.
·
“Depois
nós, os vivos, que estivermos ainda vivos na terra, seremos arrebatados junto
com eles para as nuvens, ao encontro do Senhor nos ares. E então estaremos para
sempre com o Senhor”. (1ª Ts 4: 17) No
Arrebatamento, os mortos serão ressuscitados e não reencarnados num corpo
mortal. Enquanto os Vivos serão Arrebatados tendo o seu corpo transformado num
corpo celestial (imortal/ espiritual). Não é um corpo material
composto de carne e sangue, como relata aqueles que pregam a reencarnação.
Trata-se de um corpo que não se corrompe mais.
·
Os
mortos ressurgirão incorruptíveis... A Promessa
de Deus é um ressurgimento num corpo incorruptível, o qual não mais está
sujeito a pecar. Não se trata de um ressurgimento com as mesmas paixões e
pecados num corpo diferente. Ressurgirão exclusivamente um povo remido,
purificado, especial e de Boas Obras. Remido e Purificado é o mesmo que
Libertado e limpo de seus pecados pelo poder da Palavra de Deus e do Sangue de
Cristo (Tg 2: 14)
·
Mas todos seremos transformados... Esta transformação está descrita por Paulo em 1ª Coríntios 15: 50 a 58, conforme lemos no
texto. Passaremos por uma transformação física e espiritual; de um estado
imperfeito e limitado, para um estado perfeito e ilimitado, de um estado mortal
e corrupto para um estado imortal e incorrupto. No caso da reencarnação somos
transferidos de um corpo para outro, sem nenhuma transformação espiritual,
ocupando um corpo semelhante ao anterior sujeito as mesmas paixões e aos mesmos
erros.
·
Que este ser mortal seja revestido da imortalidade... Uma sucessão de vidas após a outra não faz parte dos
planos de Deus, o que faz parte do plano de Deus é a imortalidade. É plano de
Deus Revestir o ser humano de imortalidade para que ele não venha morrer
novamente.
ü Uma sucessão de vidas a qual deixa o ser
humano falho, não é aprovado por Deus. É plano divino aperfeiçoar o homem de
imediato e não á longo prazo.
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