O Sábado



A Questão do Sábado
(Mt 12:1-8/ Mc 2: 23-28/ Lc. 6:1-5).
 
“Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas, porém não meterás a foice na seara do teu próximo.”
(Dt. 23: 25)

- Estando os discípulos com fome passando por uma seara de trigo decidiram colher algumas espigas em pleno sábado, aqueles fariseus implicaram com os discípulos de Jesus porque eles colhiam e esfregavam nas mãos as espigas para comer (Lc. 6: 1)  

- Indagação dos Fariseus: Vês? Porque fazem no sábado o que não é Lícito? (Mc 2:24)

- Resposta de Jesus: Nunca Lestes o que Davi fez quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que estavam com ele? No tempo que Abiatar era sumo sacerdote Davi adentrou na Casa de Deus comeu e serviu do pão da proposição reservado exclusivamente para os sacerdotes. (Mc. 2: 25,26) Davi não punido nem por Deus e nem pelos homens.

Explicação de Jesus: “O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do Homem até do Sábado é Senhor.” (Mc 2: 27,28)
                             
Lição (A):
  I - Sobre o Sábado
a-     Jesus é o Senhor do Sábado
b-    Mais importante que o Sábado era o Pão da Proposição reservado apenas para os sacerdotes (Lv. 24:9) Davi comeu deste pão com seus companheiros e não sofreu nenhum castigo.
c-     Os sacerdotes violavam o sábado trabalhando dentro do templo e ficam sem culpa
d-    O Homem é mais importante que o Sábado.

Refutações: Aos Sabatistas e Adventistas

                   “Porque o Fim da Lei é Cristo para Justiça de todo aquele que Crer” (Rm. 10:4). Isto inclui Guardar o Sábado, não estamos obrigados a guardar o sábado e outros pontos Cerimoniais da Lei. 

Aliança Perpetua entre Deus e Israel

                   “Pelo que os Filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando – o por aliança perpetua nas suas gerações” (Êx. 31: 16) Foi feita uma Aliança Perpetua entre Deus e o Filhos de Israel para celebrar o sábado. Nós como gentílicos não temos nenhuma aliança com Deus nesse sentido dentro da Bíblia.
              
                                         Como não somos judeus naturais, não somos obrigados a guardar o sábado, podemos trabalhar no sábado, no entanto é de vital importância tirar pelo menos um dia da semana totalmente consagrado ao Senhor, seja qual for o dia da Semana. Alguns recomendam guardar o domingo, por causa da Ressurreição de Cristo ter ocorrido no Domingo (Mt 28:1-6), mas também não existe base bíblica concreta para guardar o domingo.   

                                            Todavia a Semana tem sete dias, Deus nos deixou um exemplo descansando no sábado. Isto nos serve de exemplo que durante os sete dias não semana podemos tranquilamente tirar um dia para Deus. Deus sendo Deus tirou um dia para descansar mesmo que não estivesse cansado, assim devemos também tirar um dia de descanso, seja qual for o dia, e dedica-lo ao Senhor. Um dia de descanso faz bem para o corpo e para alma.

O Sábado foi dado como um Sinal entre Deus e o Povo de Israel

“Entre mim e o filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra e no sétimo dia descansou e tomou alento” (Ex. 31: 17)

                                            O próprio Deus afirma que é um sinal entre ele e Israel, e isto não pode ser mudado, para o povo de Israel. Em Ezequiel Deus torna a lembra de sua aliança com seu povo usando o sábado como Sinal (Ez. 20: 12,20) Não cabe a nós usar o sábado como sinal entre nós e Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE JESUS NÃO ESCOLHEU APOSTOLAS OU DISCÍPULAS?

ESPOSA DE CAIM NA TERRA DE NODE E SEUS ENIGMAS

As Confusões do Gregorute - Parte 1