Quem foi Zaqueu? Era ele um Desonesto?Quais foram seus principais Privilégios?

Quem era Zaqueu? Alguns alegam que ele era um homem corrupto, desonesto, ladrão, ímpio e assim em diante, mas o texto sagrado apóia essas teorias e declarações? Vamos examinar o texto mais atentamente?
Lucas 19:1 Tendo Jesus entrado em Jericó ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu,
o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão,
porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo,
porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo:
Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa,
porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Residia em Jericó, para ser chefe dos publicanos deveria ser um homem honesto, pois os romanos jamais colocariam dinheiro nas mãos de um “rato”. Sendo chefe dos publicanos era homem de confiança para as autoridades e para atrair a atenção dos romanos e ganhar tal cargo de confiança deveria ser uma pessoa honesta e de boa índole. Afinal quem de bom e perfeito juízo teria a ousadia de furtar e/ou ser desleal para com o Imperador Romano?
Zaqueu era um homem atento a tudo que acontecia no meio da sociedade, um sujeito bem informado, pois sabia que Jesus viria para Jericó. Era também uma pessoa despertada e desejosa de conhecer o Cristo Bendito. Zaqueu era um homem de visão, enquanto os sacerdotes, os fariseus, escribas... Duvidavam que Jesus fosse o Messias, Zaqueu acreditava piamente que Jesus era o Cristo.
Sendo um Homem de baixa estatura possuía uma determinação muito de alta estatura, não mediu esforços para ver o Cristo, se habilitou a subir num sicômoro para ver o Cristo passar, supostamente o a alma mais curiosa e ansiosa para ver o Messias. Dono de uma capacidade tremenda de se redimir, uma pessoa justa disposta e devolver quadruplicado a qualquer pessoa que havia defraudado.
O texto nos dá vazão para crer que ele era justo, apesar de o acusarem de pecador, mas os mesmo que acusavam Zaqueu de pecador, também acusavam e duvidavam do Cristo. Portanto, não merecem nosso credito.
Indiscutivelmente era o cidadão mais digno de Jericó para hospedar ninguém menos que o Filho do Deus ALTÍSSIMO em seu lar e repartir com ele o seu pão, seu conforto e aconchego. Cristo disse: Hoje convém pousar em tua casa...
Indiscutivelmente era o cidadão mais digno de Jericó para hospedar ninguém menos que o Filho do Deus ALTÍSSIMO em seu lar e repartir com ele o seu pão, seu conforto e aconchego. Cristo disse: Hoje convém pousar em tua casa...
Um senhor carinhoso que desceu da arvore e abraçou o Grande Mestre ‘Gostoso’ e com alegria indescritível.
Pelo que nos parece Zaqueu era tão justo e caridoso que estava apto a distribuir metade de seus bens com os pobres e a outra parte usar para restituir quadruplicado:
Lc. 19: 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
Coração mais doce e sincero como do Zaqueu em Jericó era difícil para Jesus encontrar, e não só lá mais em qualquer lugar. Se nosso amigo e fervoroso Zaqueu havia defraudado alguém nem ele mesmo sabia.
Portanto acho um erro alguns pregadores afirmarem que Zaqueu era um mau caráter apenas por ser um publicano. Não creio que todos publicanos eram ladrões e corruptos apesar da fama, acredito sim que entre eles havia alguns justos como Mateus e Zaqueu.
Zaqueu foi honrado por Cristo por pelo menos três ângulos:
1) Ganhar a Atenção de Cristo quando estava em cima da árvore, embora Jesus estivesse cercado por uma grande multidão
2) “Receber” no texto passa-nos a impressão que Zaqueu recebeu um abraço de Cristo
3) Hospedar-se na Zaqueu
4) Jesus trouxe Salvação a sua Casa
5) Foi reconhecido e admitido por Cristo como Filho de Abraão
6) Estava perdido, mas, foi achado
Lc. 19: 9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Faz um MIlagre em Mim (Regis Danese) versão em Prtugues
Faz um MIlagre em Mim (Regis Danese) versão em ingles
O Filme onde Zaqueu aparece
Comentários
Postar um comentário
Comentário "Anonimo" não será publicado, e muito menos com linguagem imprópria.