PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE E O SERVO IMPRUDENTE
Lucas narra a ocasião que Jesus ministra um sermão sobre a sua “Vinda” à grande multidão, e se dirige um dado momento a seus discípulos, trata-se da parábola do Servo Vigilante com varias comparações:
O Servo Vigilante está com o corpo cingido e com a lâmpada acesa (Lc.12:35) Cingido = Preparado, Bem aquecido para o Frio Espiritual, bem vestidos e não despidos ou vestidos de qualquer jeito. Lâmpada acesa porque vai enfrentar a Escuridão dos dias tenebrosos, precisa ver o caminho, se esta com lâmpada pode salva outros que estão perdidos (Sl 119:105) pronto para participar da mesa do Senhor
Um Servo que aguarda o seu Senhor vir de festas de casamento. Isto indica que o Senhor Jesus está disposto a trazer alegria para o casamento.

Na segunda vigília, quer na terceira... A qualquer hora momento, Jesus não marcou horário. Precisamos aguada-lo cingidos e com lâmpada acesa, na luz de santidade e não em trevas de pecado.
O Pai de Família... Que vigia, não deixa o ladrão Satanás entrar e saquear sua família, sua casa, seus bens (Jo 10:10/Ml 3:8-11) Ele aguarda Cristo Jesus o tempo inteiro. Espiritualmente ele não dorme (Cant. 5:2) assim se mantém vigilante e ver qualquer coisa que o Diabo queira fazer contra sua alma e sua casa. Quando você aguarda o Noivo Cristo Jesus, você esta preparado para qualquer ataque do Diabo. Pois o ladrão rouba quem está dormindo, desatento, despercebido do perigo.
Mordomo Fiel e Prudente... (Mordomo; Administrador dos Bens de uma casa, pessoa de confiança/o que dirige, superintende o estabelecimento público ou particular) Somos Mordomos de Cristo na terra, Jesus confia em nós(Lc12:44) Ele Espera nossa Fidelidade para isso temos que ser Prudentes. Não podemos maltratar os conservos usar nosso cargo para oprimir os outros, nem comer, nem beber e muito menos, nos embriagar com aquilo que não nos convém (1 Co:6:12)
Será lançado junto com os Infiéis. Jesus virá de repente, ele sempre surpreende, Eles surpreenderá a muitos quando ele vier. Vai lançar muitos de seus servos juntos com os ímpios, porque não se comportaram como deveriam (Lc 12:46)
...Mas aquele a quem muito foi dado... O que não sabe a Vontade de Deus terá um castigo menor, porque fez coisas dignas de reprovação sem saber. A Cobrança maior terá a aqueles que pedem demais e recebem demais. À quem muito se dá? À Quem muito pede. Muito mais se pedirá destes também porque eles receberam muito das mãos de Deus.
Castigos diferenciados... No Inferno alguns vão ser mais atormentados do que outros. (Mt. 23:13-15) O ignorante da Palavra de Deus será castigado com poucos açoites, todavia não ficará impune. No entanto aquele que conhece a Vontade de Deus e nunca se apronta para fazê-la sofrerá muito mais açoites.
Comentários
Postar um comentário
Comentário "Anonimo" não será publicado, e muito menos com linguagem imprópria.